Voltar para a página inicial

Sobre ter começado a fazer um diário digital

Por: Jardineiro Bigode - Atualizado em: 22/07/2023

Atualização

Este texto foi escrito inicialmente em 15/10/2022 e antes que leia, eu quero atualizar algumas coisas:

Faz um tempo que não escrevo no meu diário. Não que não ache um hábito importante mas é que tenho tido um bloqueio em voltar nele.

Acontece que passei por um término de namoro em abril, ela era um ponto importante nos relatos e, ainda que a escrita lá seja só para mim. Me incomoda voltar.

Sinto que preciso dar um esclarecimento para ele sobre ter terminado e o porque de ter acabado (essa parte ainda é meio confusa). Mas a real é que os sentimentos fazem com que eu fique empurrando com a barriga este esclarecimento.

Acho que é normal isso, foi uma experiencia fantástica que veio pra enriquecer a minha história. Se não tivesse deixado marcas não teria valido a pena.

Também fico mudando o tempo todo de ideia sobre a melhor maneira de fazer esse diário digital. Antes mesmo de ter o bloqueio já tinha mudado a forma, tinha feito um script, com códigos para automatizar o processo. Hoje acho besteira. Penso que eu poderia apenas fazer um arquivo no LibreOffice e proteger com uma senha, dessa forma teria suporte para inserir imagens também, enriqueceria o diário.

Bem ... Depois dessa atualização. Fique com a postagem original:


"PENSAMENTO ÍNTIMO" | Clarice Lispector >> Fonte: Canal Inspiração Literária (no youtube)

Gosto de acompanhar podcasts e um episódio que assisti esse ano colocou uma ideia sobre começar a fazer um diário, foi o episódio ¨Como manter um diário no digital / A confusão do Google Workspace¨ do Guia prático. Lembro de ouvir de manhã e alguns dias depois baixar o Day One e só depois de mais alguns dias, quando estava inspirado que eu resolvi começar a escrever um pouco.

Foi ótimo, sinto que escrever um diário me ajuda a organizar muito bem minhas ideias e o que eu sinto, também me deixa mais tranquilo, ver meus problemas de uma forma melhor e além disso é bacana ter essas lembranças registradas. Ontem mesmo eu vi um video que nunca tinha visto antes, de uma conversa de meus pais sobre a escolha do meu nome dias antes de eu nascer e nossaaa!!! Como é bom ter esses registro.

Mas o Day One é pago para usar em múltiplos dispositivos e meu celular com a tela pequena não estava ajudando muito. O computador é fraco e por isso prefiro escrever em programas instalados, que não usem muito processamento (qualquer travamentozinho já me deixaria meio desconfortável para escrever). Também gosto da ideia de que o diário seja algo simples, por isso quis que ele fosse apenas um arquivo em ¨.txt¨.

Eu usei o Day One de junho/2022 até essa semana, meados de outubro/2022, o aplicativo é muito bom e recomendo, tem funções muito boas na versão gratuita como o registro das coordenadas geográficas de onde escreveu sua anotação, o registro de fotos um bom gerenciamento das datas e a possibilidade de exportar seus registros. Se puder desembolsar um pouquinho ele tem até outros recursos mais legais na versão paga. Mas algumas coisas estavam me incomodando, primeiro que eu tinha que escrever pelo celular, até escrevo bem, mas no notebook fico mais confortável e segundo que as vezes escrevo sobre algo que está se passando no meu dia, fico com preguiça de continuar e volto em outro dia, as vezes uma semana depois ou então é um assunto que discorro em vários dias, este texto por exemplo, comecei a escrever no meu diário e acredito que vou fazer modificações em outros dias. Nesse sentido o gerenciamento das datas pelo aplicativo fica falho. Na verdade este texto não precisaria ser algo datado.

Comecei essa semana uma outra forma de se fazer um diário e que ainda estou testando, percebi que por estar mais confortável para escrever eu passei a fazer isso com mais frequência. Criei um arquivo chamado ¨diario.txt¨ e edito ele por um programa chamado ¨ FocusWriter¨, ele tem uma interface que facilita muito o foco e que pode ser personalizada com temas. Escolhi um tema que deixa o fundo preto e as letras verdes (semelhante a um terminal), coloquei a letra em tamanho maior (12) e ativei um som que faz um barulho de máquina de escrever enquanto digito (gostei do sonzinho).

Está bem confortável escrever dessa forma e o programa que estou usando facilita que eu viaje entre um tópico e outro, basta separar as seções com ¨##¨, por exemplo, se eu quiser escrever sobre algo ou vários assuntos específicos do meu dia eu escrevo no início a data ¨## 14/10/2022 - Sexta-feira¨, se for sobre um assunto que eu queira escrever por mais dias eu coloco ¨## o assunto que estou tratando¨ e em um menu lateral do programa (que só aparece quando movo o mouse) eu consigo navegar facilmente entre esses tópicos.

Fiz também um ¨sistema¨ de categorias, no final do registro diário eu dou um paragrafo e escrevo:

- Tag: e os assuntos que falei naquela nota, separados por ponto e virgula (exemplo: sentimento; ideias; ...)

No inicio do arquivo eu deixei um espaço para uma lista com todas as tags que usar, assim posso usar a função localizar do programa e ler no futuro os registros que fiz que contenham algum assunto em específico.

Algo que acho importante é proteger com senha ou criptografar o arquivo do diário, por enquanto estou criptografando com o GnuPG mas pensei em proteger com senha usando compactação (via.zip).

Mais uma coisa que fiz nesse meu método de diário é um backup, onde guardo uma cópia do arquivo criptografado em outro dispositivo.

Quero priorizar a escrita do diário no computador, direto no arquivo que criei pra isso. Mas caso queira um dia escrever pelo celular acho que farei isso por uma conversa comigo mesmo pelo whatsapp ou deixando uma nota que ficará temporariamente no simplenote e depois atualizo no arquivo original.

Um ponto negativo dessa forma que faço é que não consigo inserir imagens ou vídeos, mas eu os guardo a parte, então não acho que fará tanta falta assim (as fotos e vídeos também funcionam como um segundo diário).



Deixe um comentário (se quiser) no livro de visitas, ou me mande um e-mail em: bigode@myyahoo.com.